
sábado, 28 de fevereiro de 2009
Mupy um litro - o crescidinho

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
O Parque da Aclimação
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Suporte de Comunicação pode ser cada vez mais "eco"

Antes tarde do que nunca
Eu recebi da minha amiga Martha Argel uma nota super legal e estou dividindo com os demais amigos e leitores do meu blog. Quando eu li a nota, me lembrei vagamente que vi algo nos anos anteriores e em seguida fui até o site da WWF e vi o vídeo e aqui está para quem ainda não viu. Este ato simbólico representa de fato um gesto legal, porque se torna tangível o nosso desejo e a consciência de que não é preciso muito para tomar uma atitude. Apagar a luz do equipamento, do abajour, da sala, do corredor, da casa... assim um pequeno gesto que se multiplicado por cada rua, quarteirão, avenida, bairro... sim, iremos até o fim do mundo... É Tita... temos muita coisa legal para fazer em 1 hora, no escuro.
Não podemos esquecer que no dia 28 de março às 20 horas e 30 minutos devemos fazer uma oração pelas nossas vidas.
"A Hora do Planeta é um gesto de engajamento, no qual cada um deve fazer a sua parte para um futuro melhor. Será uma demonstração da nossa paixão pelas pessoas, pela solução, pela conservação do planeta, e principalmente, pelo futuro e pela vida".
Álvaro de Souza, presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Tem hora que a gente se sente tão feliz...

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
As Havaianas desfila bonito na Austrália
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Ano do Boi começou ontem, dia 22

A era do prazer
Mas, porque o entretenimento se tornou tão importante no mundo do Negócio? Há muitas razões e entre elas o surgimento de facilidade de reproduzir nosso cotidiano na dimensão virtual e lá corrigir todas as distorções, dificuldades e problemas sofridos no cotidiano da vida real. Em outros momentos, somente a superação das nossas expectativas e a fuga da realidade pode alcançar um êxtase capaz de optar por uma marca ou outra na mente e coração de um consumidor por mais tempo, valer a pena acima do preço e facilidade, porque o mundo real só mostra as mazelas e violências que estão fora do nosso controle. Sonhar se tornou produto de necessidade para uma boa parcela do público que tem também prazer em consumir lazer. E, se formos olhar sob este ângulo, podemos transpor esta fronteira do mundo virtual e podemos buscar na simplicidade de uma festa popular ou na tradição de arte circense revisitada a essência da magia e do sonho que o ser humano precisa para ter um momento de lazer e transformar isso em um produto de alto valor agregado. Ou uma aventura radical de tirar o fôlego torna-se um hobby estimulador para executivos pressionados pela busca de resultado e esquecer um pouco e tratar o seu estresse com outro tipo de estresse!
E se esse lazer vier pelas mãos de alguma marca que quer lhe agradar para dizer que você não é apenas um consumidor ou target, mas sim, um ser humano, amigo, confidente e convidado VIP – nada mais encantador.
Muitos anunciantes buscam criar espetáculos e eventos que utilizam os cinco sentidos para apurar a técnica de comunicação e atingir os pontos mais emocionais e sensibilizar o interlocutor. E, assim tê-lo como aliado ou até como defensor da marca.
Todavia devemos tomar muito cuidado com alguns detalhes:
· Verificar se a marca possui força suficiente para apoiar ou patrocinar produto de entretenimento.
· A pertinência conceitual ou com a cultura empresarial com o tipo de entretenimento para obter sucesso desejado ( diversos tipos de artes, folclore, esportes ou diversão ).
· Tempo de duração, espaço e volume de verba são pontos importantes no planejamento.
· Não exagerar na forma e no conteúdo para que a mensagem comercial seja o mais harmonioso possível e sem agredir ou ser impertinente.
· Pensar sempre de forma integrada na comunicação e não somente concentrada neste meio.
· Inovação deve ser sempre precedida de testes e simulações para prever possíveis desvios e erros de previsão.
· Nem sempre o que deu certo uma vez dará sempre. Como também nem sempre o que foi sucesso por muito tempo poderá continuar vitorioso. Esteja sempre atento e monitorando cenário e tendências.
· Pense também em agregar criatividade na hora de escolher alternativa mais adequada para sua marca, como por exemplo, conjugada de comunicação e entretenimento e que pode ser realizado sob forma de filmes, programas de TV, jogos interativos, música, peças teatrais, livros, etc. Como também, os novos formatos de Advertainment ou Branded Entertainment que surgem como conteúdo de entretenimento. Ex: curtas metragens, advergames e simulações ambientais.
E, para finalizar, devemos sempre lembrar que em qualquer produto de Marketing de Entretenimento o “script” deve contar uma estória que será incompleta sem a participação do convidado que é o público-alvo. Outros ingredientes como alteração do estado de realidade, o encantamento através do uso da audição, olfato, paladar ou tato e o uso de design que estimula o belo, aspiração e provoca o desejo de ter/ estar com esta criação poderão ser essenciais para alcançar o objetivo de fazer negócio sem abrir mão de sentir ou vivenciar momentos de profundo prazer. De qualquer forma, a era do prazer já está presente e é inexorável – então vamos fazer com excelência.
Elza Tsumori
Presidente da Executiva Nacional da AMPRO e sócia diretora da Cia. Ativadora de Negócios