sábado, 28 de fevereiro de 2009

Mupy um litro - o crescidinho


Na semana que vem uma ação promocional da Cia Ativadora de Negócios vai acontecer em distribuidores e auto serviço de pequeno e médio porte da cidade de São Paulo, implementada pela PP3 Promotion. O que é interessante comentar aqui não é a ação em si, mas o relacionamento entre cliente e agência.
Em 1979, nascia uma bebida à base de extrato de soja que na época se chamava Mamy. E, quem desenvolveu a embalagem no lançamento em saquinho plástico foi a minha agência que nascia naqule ano, a ArtCompany. Desde aquela época eu e meu sócio Ricardo Migliano acompanhamos este produto que tem uma tecnologia japonesa mas, um cuidado muito especial para manter a alta qualidade com que foi introduzida. Mudamos seu nome para Mupy para ser mais juvenil. Recentemente introduziu embalagem longa vida de 200ml e agora o lançamento de embalagem de 1 litro.
No início sem concorrência, hoje com tantas marcas de grandes empresas multinacionais, Mupy continua seguindo seu caminho, sem perder a característica principal que é a concepção de um produto de alta qualidade e sabor. Para isso utiliza a soja de alta qualidade não transgênica e polpa de frutas até hoje.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O Parque da Aclimação

Na tarde de terça-feira de Carnaval eu olhei pela janela do quarto a única fatia do Parque da Aclimação que enxergo de lá. E aí estranhei a cor do lago, mas pensei que era um reflexo diferente da luz da tarde que estava alterando a cor do lago. Mais tarde fui saber pelo noticiário que aconteceu um acidente no lago. Pois é, um estrago estrondoso no vertedouro"engoliu" todo o conteúdo mais bonito do lago e fez surgir a imensa sujeira que estava lá embaixo. Foi como se diz o popular ditado: "por fora bela viola, por dentro pão bolorento".
Quando me mudei para este apartamento, foi pela linda visão que tinha do lago. E, inspirada nele, criei no meu pequeno terraço um jardim japonês, de forma a contribuir com um pouco mais de "verde" o já entupido cenário de concreto plantado na minha frente. Isso criou uma profundidade diferente na paisagem a minha frente e curti alguns anos esta privacidade.
Depois de vinte anos, prédios subiram qual cogumelos após a chuva e lá se foi minha linda visão.
E, hoje para minha maior tristeza só me resta algumas frestas da paisagem do parque e durante alguns dias terei que compartilhar o lago na cor amarronzada de lodo.
Com certeza este é o sentimento de milhares de pessoas que vivem em torno deste parque. Mas, na infinita força que a Natureza tem de se regenerar, coloco aqui uma das fotos que tirei dois anos atrás - en passant - para deixar registrado nesta coluna e na mente de quem não conhece a verdadeira visão do Parque da Aclimação.
Boa noite a todos.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009


Os dias mais simples e tranquilos são os que mais me trazem boas lembranças. Como por exemplo este dia em que visitei as ruas do centro de Embu, aqui perto de São Paulo, num sábado quente e ensolado. Enquanto esperava uma mesinha para saborear uma cervejinha fui dar uma volta para ver uma feirinha. Entre uma banca e outra, entretida, ouvi um som de bossa nova e segui em sua direção. Uma ruela estreita e toda azul surgiu na minha frente e não pude me conter em não deixar registrada aquela imagem à minha frente. Aí está um lugar que voltarei um outro dia para tomar minha cervejinha de fim de semana.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Suporte de Comunicação pode ser cada vez mais "eco"


Pois olhem que os publicitários estão cada vez mais atentos ao suporte da sua comunicação. Um exemplo disso é o cuidado que a agência Santa Clara teve ao atender o briefing da Coca-Cola no lançamento do seu novo produto guaraná com chá, chamado Kuat Eko. Isso quer dizer que o consumidor agora poderá comprovar que o compromisso com a saúde e sustentabilidade não fica apenas no produto e sim, na embalagem, comunicação e prestação de serviço.
Embalagem da Kuat Eko trazem produtos fabricados com materiais sustentáveis, como papéis com certificado FSC (Forest Stewardship Council - Conselho Brasileiro de Manejo Florestal), pet e polipropileno reciclados. Até mesmo as tampas das garrafas foram desenvolvidas em prol da preservação do ambiente, através de uma minitampa com menos 4 milímetros de tamanho do que as tradicionais, que necessita de menor quantidade de matéria-prima em sua elaboração - economia que representará o equivalente a 120 milhões de embalagens de 2 litros de produtos pet, nos padrões atuais, em 2012.
Os folhetos de venda são impressos num papel com sementes prensadas na sua estrutura que permite seu plantio . Como gift, a empresa envia um kit contendo um vasinho, saquinho de terra e ansinho. Super simpático.
Com mensagens de incentivo à ecologia no lugar de um SAC comum, surgiu o Disk Eko com conteúdo sobre o assunto.
Acesse http://www.kuateko.com.br/ e acompanhe esta iniciativa.

Antes tarde do que nunca



Eu recebi da minha amiga Martha Argel uma nota super legal e estou dividindo com os demais amigos e leitores do meu blog. Quando eu li a nota, me lembrei vagamente que vi algo nos anos anteriores e em seguida fui até o site da WWF e vi o vídeo e aqui está para quem ainda não viu. Este ato simbólico representa de fato um gesto legal, porque se torna tangível o nosso desejo e a consciência de que não é preciso muito para tomar uma atitude. Apagar a luz do equipamento, do abajour, da sala, do corredor, da casa... assim um pequeno gesto que se multiplicado por cada rua, quarteirão, avenida, bairro... sim, iremos até o fim do mundo... É Tita... temos muita coisa legal para fazer em 1 hora, no escuro.

Não podemos esquecer que no dia 28 de março às 20 horas e 30 minutos devemos fazer uma oração pelas nossas vidas.

"A Hora do Planeta é um gesto de engajamento, no qual cada um deve fazer a sua parte para um futuro melhor. Será uma demonstração da nossa paixão pelas pessoas, pela solução, pela conservação do planeta, e principalmente, pelo futuro e pela vida".
Álvaro de Souza, presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Tem hora que a gente se sente tão feliz...

No dia 5 de fevereiro eu tive a honra de receber uma homenagem no evento IV Encontro do Setor de Feiras e Eventos, realizado pelo Grupo Radar do publicitário Octavio Neto. O que mais me emocionou foi o motivo da homenagem: homenagear a capacidade empreendedora dos profissionais do setor de feira e eventos.
Acostumada a criar para nossos clientes na Cia. Ativadora e na AMPRO, onde estou como presidente, homenagens e premiações são para mim distantes. Mas, quando caminhava da minha mesa até o palco me deu um prazer todo especial e orgulho. Talvez mais pela tenacidade e persistência que tenho, do que por brilho e poder que nunca busquei como objetivo principal. E curti prazeirosamente flashes... passaram pela minha mente em segundos... um montão de semblantes alegres e nítidas dos meus pais, irmã, sócios, amigos, professores, clientes, fornecedores e colaboradores... que durante mais de quarenta anos me acompanham e muitos ainda convivem comigo. Foi um momento de pura alegria. E são estes pequenos momentos que fazem da gente seres humanos mais felizes.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Liderança e inovação - por Oscar Motomura

As Havaianas desfila bonito na Austrália

Havaianas Thong Challenge - é assim que se chama uma ação promocional da marca que começou em 2007 e faz muito sucesso nas praias australianas. As Havaianas infláveis são distribuídas na praia e o objetivo da brincadeira é conseguir fazer a maior fila possível e bater o recorde do ano anterior. Se atingir novo recorde, as entidades como a Starlight Children’s Foundation e a Surf Lifesaving Clubs recebem da empresa valores pré determinados como contribuição. Então, lá vale enfrentar uma fila !

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Ano do Boi começou ontem, dia 22

Para saudar a entrada do Ano do Boi, atletas de academias de Kung Fu fizeram as danças do leão e do dragão no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP), a partir do meio dia desta quarta-feira (21). A atividade integra a programação da 4ª Festa do Ano Novo Chinês em São Paulo que terá seu ápice no próximo final de semana - 24 e 25, no bairro da Liberdade, reduto da colônia chinesa no Brasil, reunindo cerca de 200 mil pessoas. A apresentação foi organizada pela JCI Brasil-China (Junior Chamber Internacional, em inglês). (Foto: Paulo Liebert/AE).

Uma nota de louvor para o destino que será dado ao óleo utilizado nas tantas barracas de quitutes da Praça da Liberdade: serão entregues a ONG Opech - Instituto e Organização de Preservação Ambiental, Empreendedorismo e Capacitação Humana. O óleo coletado será comercializado com uma empresa que o empregará na fabricação de biodiesel e a renda obtida com esta venda será revertida em ações sociais da Opech. Além da coleta nas barracas, a Opech instalará recipientes coletores de garrafas de óleo nos quais o visitante poderá depositar material trazido de casa.
São atitudes simples e corretas como estas que vão conscientizar o povo e espero que gradativamente entendam que começa pela atitude de cada um a melhoria de qualidade de vida de todos de uma comunidade.

A era do prazer

Nós vivemos numa sociedade onde trabalho e lazer não se misturam. Até hoje o nosso calendário é dividido entre maior parte de dias para trabalho e menor para o lazer. A medida de tempo também. Muitos falam que a nossa existência é muito mais para sofrer do que para o prazer. Porém, no mundo do consumo este conceito está mudando e não de hoje. Já há muito tempo, desde meado dos anos 90 que o Marketing de Experiência e uma série de espaços temáticos buscam levar cada vez mais entretenimento e lazer aos consumidores onde eles estiverem. E nós estamos começando a experimentar no Brasil a plenitude do uso do lazer como fator alavancador de Negócios. Eu digo Negócios porque não é só utilizar a ferramenta do entretenimento para apoiar ou patrocinar, mas criar produtos comerciais para gerar novo nicho de Negócio, principalmente na área de produtos tecnológicos ( vide games ) e fazer disso um ramo de Negócio.
Mas, porque o entretenimento se tornou tão importante no mundo do Negócio? Há muitas razões e entre elas o surgimento de facilidade de reproduzir nosso cotidiano na dimensão virtual e lá corrigir todas as distorções, dificuldades e problemas sofridos no cotidiano da vida real. Em outros momentos, somente a superação das nossas expectativas e a fuga da realidade pode alcançar um êxtase capaz de optar por uma marca ou outra na mente e coração de um consumidor por mais tempo, valer a pena acima do preço e facilidade, porque o mundo real só mostra as mazelas e violências que estão fora do nosso controle. Sonhar se tornou produto de necessidade para uma boa parcela do público que tem também prazer em consumir lazer. E, se formos olhar sob este ângulo, podemos transpor esta fronteira do mundo virtual e podemos buscar na simplicidade de uma festa popular ou na tradição de arte circense revisitada a essência da magia e do sonho que o ser humano precisa para ter um momento de lazer e transformar isso em um produto de alto valor agregado. Ou uma aventura radical de tirar o fôlego torna-se um hobby estimulador para executivos pressionados pela busca de resultado e esquecer um pouco e tratar o seu estresse com outro tipo de estresse!
E se esse lazer vier pelas mãos de alguma marca que quer lhe agradar para dizer que você não é apenas um consumidor ou target, mas sim, um ser humano, amigo, confidente e convidado VIP – nada mais encantador.
Muitos anunciantes buscam criar espetáculos e eventos que utilizam os cinco sentidos para apurar a técnica de comunicação e atingir os pontos mais emocionais e sensibilizar o interlocutor. E, assim tê-lo como aliado ou até como defensor da marca.
Todavia devemos tomar muito cuidado com alguns detalhes:
· Verificar se a marca possui força suficiente para apoiar ou patrocinar produto de entretenimento.
· A pertinência conceitual ou com a cultura empresarial com o tipo de entretenimento para obter sucesso desejado ( diversos tipos de artes, folclore, esportes ou diversão ).
· Tempo de duração, espaço e volume de verba são pontos importantes no planejamento.
· Não exagerar na forma e no conteúdo para que a mensagem comercial seja o mais harmonioso possível e sem agredir ou ser impertinente.
· Pensar sempre de forma integrada na comunicação e não somente concentrada neste meio.
· Inovação deve ser sempre precedida de testes e simulações para prever possíveis desvios e erros de previsão.
· Nem sempre o que deu certo uma vez dará sempre. Como também nem sempre o que foi sucesso por muito tempo poderá continuar vitorioso. Esteja sempre atento e monitorando cenário e tendências.
· Pense também em agregar criatividade na hora de escolher alternativa mais adequada para sua marca, como por exemplo, conjugada de comunicação e entretenimento e que pode ser realizado sob forma de filmes, programas de TV, jogos interativos, música, peças teatrais, livros, etc. Como também, os novos formatos de Advertainment ou Branded Entertainment que surgem como conteúdo de entretenimento. Ex: curtas metragens, advergames e simulações ambientais.
E, para finalizar, devemos sempre lembrar que em qualquer produto de Marketing de Entretenimento o “script” deve contar uma estória que será incompleta sem a participação do convidado que é o público-alvo. Outros ingredientes como alteração do estado de realidade, o encantamento através do uso da audição, olfato, paladar ou tato e o uso de design que estimula o belo, aspiração e provoca o desejo de ter/ estar com esta criação poderão ser essenciais para alcançar o objetivo de fazer negócio sem abrir mão de sentir ou vivenciar momentos de profundo prazer. De qualquer forma, a era do prazer já está presente e é inexorável – então vamos fazer com excelência.

Elza Tsumori
Presidente da Executiva Nacional da AMPRO e sócia diretora da Cia. Ativadora de Negócios