segunda-feira, 27 de abril de 2009
"Les miserables" reacende a esperança em nós
quarta-feira, 15 de abril de 2009
"Everyday Models"

A faca de dois gumes
Eu fui convidada recentemente para ser debatedora numa palestra para varejistas de um determinado segmento. O mote da palestra era a interatividade com o consumidor. Naturalmente este pedido tem fundamento. A platéia sempre vibra com os “cases” tecnológicos. E, atualmente a nossa atividade está repleta de novas aplicações e possibilidades do setor de comunicação e convergência de tecnologia.
Mas, na hora do debate percebi que todas as perguntas eram voltadas para questões estruturais que iam além da interatividade e consumidores. Perguntavam sim, como mudar a sua empresa, seus impostos e como os cases apresentados poderiam ser aplicados nos seus negócios. São questões que enfrentamos todo dia.
Esta cena não saiu da minha mente naquele dia. Estamos num momento da Humanidade onde menosprezamos o autoconhecimento. É preciso ter mais do que ser mais, não é assim?
Neste cenário existe uma grande oportunidade para alguns dos nossos profissionais. Este é um período onde a expertise de operar mudanças de comportamento mental e quebrar paradigmas pode valer muito mais para o mercado anunciante. Além disso, temos gente capaz de operacionalizar diversas ferramentas de venda e comunicação, simultaneamente, em vários ambientes de compra e venda, com excelência.
Por isso devemos expor mais sobre as nossas melhores capacidades intelectuais e aplicação de técnicas para vencer problemas de mercado com obstrução, buscar novas alternativas de impactar e cativar consumidores e shoppers. Nós temos profissionais e agências aptos a discutir estratégias de comunicação e distribuição com a cúpula dos clientes.
Precisamos chamar a atenção sobre a capacidade multidisciplinar de atuação do Marketing Promocional que transcende a comunicação, coordenando grandes contingentes, bancos de dados e gerenciando logística de entrega em atividades do trade e BtoB.
Existe também o turbilhão de demanda em prol de um espetáculo tecnológico. E, quase sempre quem fica nos bastidores somos nós, profissionais de marketing promocional. Ou seja, debatemos muito pouco para mostrar os exemplos de inteligência, a performance profissional, da persistência e a capacidade de realização. Nossos profissionais especificam e gerenciam os aparatos tecnológicos que dão enorme visibilidade às ações no mercado de marketing promocional.
Devemos equilibrar esta balança, valorizando os nossos melhores profissionais. Um profissional de marketing promocional pleno deve conhece um pouco de Astronomia, Astrologia, Folclore, Sociologia, Antropologia, História, Moda, Música, Dança, Cenografia, Teatro, Cinema, Química, Física, Tecnologias novas e muito mais. E, assim transforma em instrumento de venda, uma peça gráfica, um rótulo, um display, uma ação promocional no ponto-de-venda, um concurso ou sorteio, uma campanha de merchandising, um evento de lançamento, uma convenção de venda, uma campanha de incentivo, relacionamento, um grande evento proprietário e assim por diante.
Mas, se falamos em oportunidade, precisamos lembrar que ainda são poucos os excelentes. Precisamos lembrar que somos da área de Serviço e isso pressupõe a necessidade de ter recursos humanos altamente capacitados, treinados e reciclados.
Quando falamos de profissional, não posso deixar de fazer um pedido especial aos empresários do nosso setor. Eles precisam ser capazes de reinvestir no seu próprio negócio e isso pressupõe reserva financeira saudável e considerável. Isso ainda é uma conquista de poucos e nos torna frágeis. Não podemos continuar a lutar isoladamente. Para ganharmos espaço e estatura é preciso ser altruísta e acreditar na união dos pares para lutar pelo setor de forma sustentável. O setor deve buscar seus direitos, em vários setores públicos e privados. Devem se especializar e conquistar selos de qualidade como diferencial. Ao mesmo tempo devem ter a coragem de sensibilizar os prospects sobre as melhores práticas entre cliente e agência. Isso tem um valor inestimável. Devem ser firmes e dizer não a concorrências vergonhosas, tratamentos antiéticos e falta de respeito no relacionamento, inclusive com seus fornecedores. Com certeza serão respeitados pelo mercado e colherão resultados positivos.
Ao mesmo tempo, devem ser justos e abrir seus corações para merecer a confiança de bons clientes. Devem ser sempre transparentes na negociação. Fazer de tudo para entregar o melhor de seu conhecimento e performance em cada trabalho e cobrar o justo e merecido valor que dê para reinvestir nos seus negócios de forma contínua. Devem estar prontos para mudança contínua e alvos móveis. A boa vida acabou. Por isso hoje a maior motivação deve ser o respeito mútuo. E, por isso é necessário ter uma relação estável e de longo prazo com seus clientes para que ambos possam subsistir em ambiente mutante. Chegou a Era das parcerias de verdade entre si, fornecedores e clientes. Ser justo e responsável fará parte intrínseca dos negócios.
Se não abrir os olhos terá rapidamente um mercado totalmente inflacionado, sem respeito e deteriorado. Nada valerá ter a maior fatia do orçamento se todos os profissionais são considerados medianos e as agências perdem a rentabilidade. Eis a faca de dois gumes. Temos uma enorme oportunidade e um enorme ponto fraco. É urgente a nossa necessidade de reconquistar o lugar de profissional multidisciplinar reconhecido que tínhamos e que estamos perdendo agora por pura miopia.
Por Elza Tsumori - Desenhista Industrial, sócia diretora da Cia, Ativadora de Negócios, presidente da Executiva Nacional da AMPRO e Conselheira Titular do Conselho Nacional de Turismo.
sábado, 11 de abril de 2009
Divulgação de curso
Este programa é dirigido a interessados na aprendizagem do processo de coaching e na atuação como coach, tais como, executivos, gestores, profissionais de alta performance e outros profissionais de nível superior envolvidos no desenvolvimento de pessoas ou grupos que busquem esta especialização.
MODELO INTERDISCIPLINAR:O programa integra e articula marcos conceituais e vivenciais, originados na lingüística, na filosofia, na psicologia, no pensamento sistêmico e nabiologia, com teorias e métodos provenientes do comportamento organizacional e da aprendizagem transformacional. Integra também outros enfoques como, inteligência emocional, técnicas dramáticas e de ação, dinâmicas corporais, etc.A programação e as informações sobre preços e inscrições seguem e podem ser. encontradas no site: www.opussol.com.br
ORGANIZAÇÃO:Leading Group – Argentina; Opus Soluções Empresariais – São Paulo - Brasil; Racional Consultoria e Planejamento de Pessoal – Porto Alegre – Brasil
MAIORES INFORMAÇÕES - São Paulo: Opus Soluções Empresariais coaching@opussol.com.brFone: 11-5565.0685 ou 8588.7194 - Porto Alegre: Racional Consultoria e Planejamento de Pessoal racional@racional.com.br
Fone: 51- 3332.9293 ou 9263.8539
Aleluia, sábado no parque, Aclimação.

sábado, 14 de março de 2009
Tie-In nas vitrines da Macy's

Para mostrar não só a beleza como também a sua utilidade em toda a casa, a sua comunicação incluiu um acordo de tie-in nas vitrines de diversas magazines, incluindo a famosa Macy's de Nova Iorque. Ali, está compondo uma vitrine de mobiliário para a cozinha e mostra as lindas embalagens, com o título "Retorno das cores". Além disso, tem uma campanha para nova série de embalagens. Os ganhadores receberão US$ 1000 para gastar na loja e terão as suas propostas expostas e aplicadas nas embalagens.
sábado, 7 de março de 2009
A balada tecnológica - The Twitter Song
You’re no one if you’re not on Twitter
You’re no one if you’re not on Twitter. And if you aren’t there already you’ve missed itIf you haven’t been bookmarked, retweeted and blogged. You might as well not have existed
In the old days it was all about achievements. Collecting all your trophies in a shrine. Then everybody came across the internet. And suddenly you had to be online.
A home page was all you really needed. To seem like a success but not a geek. As long as you updated semi-annually. And checked your email once or twice a week.
You’re no one if you’re not on Twitter…
Technology was moving rather quickly. And the next thing you needed was a blog. With intimate and detailed press releases. And now and then a photo of your dog.
More recently the students brought us Facebook. And everybody has a hundred friends. The parties in the photos look amazing. They’re not so great but everyone pretends.
You’re no one if you’re not on Twitter…
Now you need to publish every movement. And every single thought to cross your mindI’m told the Twitterverse is full of rubbish. But most of us are actually quite refined.
We validate each other’s insecurities. And brag about the gadgets that we’ve bought. We laugh out loud at every hint of jolliness. And try to self-promote without being caught.FONTE: http://www.mundotecno.info/category/internet. Esta entrada foi publicada em Outubro 30, 2008 às 1:39 pm e é arquivado em Curiosidades na Web. Tagged: twiter, twitter musica, twitter song, musica web, musica internet.
sábado, 28 de fevereiro de 2009
Mupy um litro - o crescidinho
