segunda-feira, 27 de abril de 2009

"Les miserables" reacende a esperança em nós

Mais do que procurar as palavras para descrever, assistir o video vai mostrar tudo...uma grande virada na vida de uma mulher que demonstra saber muito bem o valor que tem e é isso que fez as pessoas emocionarem no programa Britain's got talent.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

"Everyday Models"


Realmente a Internet mudou a comunicação de "um-para-muitos" para "muitos-para-muitos".
Mas, cada dia mais esta tecnologia está me surpreendendo. Surgiu agora um novo formato de agência de modelos - aquele especializado em depoimentos verdadeiros. O site "Everyday Models" contrata pessoas para "alugar" alguns aspectos da sua vida cotidiana para os anunciantes. Pode ser para usar a sua roupa, carro, casa ou perfil online. Não há nenhuma metodologia para processo de seleção no Everyday Modelos, pois qualquer um pode registrar em trinta segundos o que quiser. No site tem pessoal que só fica classificando os cadastrados por título. Possíveis anunciantes, então, vão usar o sistema de pesquisa do site para escolher aqueles com os atributos desejados para uma campanha específica. Apesar de o serviço se destacar por oferecer publicidade humanos em situações cotidianas, existe a possibilidade de ser contratado para atividades mais tradicionais de modelo e personagem.

E quem é o criador desta coisa ? É o estudante britânico James Brookner que desenvolveu a idéia do fotógrafo Matt Garcia. Não é a primeira vez que a publicidade tornou famosos pessoas comuns. Já teve alguém que transformou a sua testa em espaço publicitário, e chamou atenção recentemente. No entanto, ao tornar-se um corretor de midia de compórtamentos e hábitos humanos para anúncio, Everyday Models está oferecendo algo novo e potencialmente poderoso. Sem dúvida, passou a ser um "sellsumers arena" (*), onde os consumidores comuns estão encontrando formas inovadoras de trazer algum dinheiro extra.

(*) SELLSUMERS: São pessoas que vendem os seus conhecimentos e experiências para serem personagens suporte de anúncios para as empresas que procuram diferentes formas de capturar os shoppers. Esse é mais um resultado da revolução na democratização da oferta e da procura, exacerbado por uma recessão mundial que deixa as pessoas ávidas por dinheiro extra. Extraído de Trendwatching.

A faca de dois gumes

Mundo do Marketing: Publicado em 14/04/2009

Eu fui convidada recentemente para ser debatedora numa palestra para varejistas de um determinado segmento. O mote da palestra era a interatividade com o consumidor. Naturalmente este pedido tem fundamento. A platéia sempre vibra com os “cases” tecnológicos. E, atualmente a nossa atividade está repleta de novas aplicações e possibilidades do setor de comunicação e convergência de tecnologia.
Mas, na hora do debate percebi que todas as perguntas eram voltadas para questões estruturais que iam além da interatividade e consumidores. Perguntavam sim, como mudar a sua empresa, seus impostos e como os cases apresentados poderiam ser aplicados nos seus negócios. São questões que enfrentamos todo dia.
Esta cena não saiu da minha mente naquele dia. Estamos num momento da Humanidade onde menosprezamos o autoconhecimento. É preciso ter mais do que ser mais, não é assim?
Neste cenário existe uma grande oportunidade para alguns dos nossos profissionais. Este é um período onde a expertise de operar mudanças de comportamento mental e quebrar paradigmas pode valer muito mais para o mercado anunciante. Além disso, temos gente capaz de operacionalizar diversas ferramentas de venda e comunicação, simultaneamente, em vários ambientes de compra e venda, com excelência.
Por isso devemos expor mais sobre as nossas melhores capacidades intelectuais e aplicação de técnicas para vencer problemas de mercado com obstrução, buscar novas alternativas de impactar e cativar consumidores e shoppers. Nós temos profissionais e agências aptos a discutir estratégias de comunicação e distribuição com a cúpula dos clientes.
Precisamos chamar a atenção sobre a capacidade multidisciplinar de atuação do Marketing Promocional que transcende a comunicação, coordenando grandes contingentes, bancos de dados e gerenciando logística de entrega em atividades do trade e BtoB.
Existe também o turbilhão de demanda em prol de um espetáculo tecnológico. E, quase sempre quem fica nos bastidores somos nós, profissionais de marketing promocional. Ou seja, debatemos muito pouco para mostrar os exemplos de inteligência, a performance profissional, da persistência e a capacidade de realização. Nossos profissionais especificam e gerenciam os aparatos tecnológicos que dão enorme visibilidade às ações no mercado de marketing promocional.
Devemos equilibrar esta balança, valorizando os nossos melhores profissionais. Um profissional de marketing promocional pleno deve conhece um pouco de Astronomia, Astrologia, Folclore, Sociologia, Antropologia, História, Moda, Música, Dança, Cenografia, Teatro, Cinema, Química, Física, Tecnologias novas e muito mais. E, assim transforma em instrumento de venda, uma peça gráfica, um rótulo, um display, uma ação promocional no ponto-de-venda, um concurso ou sorteio, uma campanha de merchandising, um evento de lançamento, uma convenção de venda, uma campanha de incentivo, relacionamento, um grande evento proprietário e assim por diante.
Mas, se falamos em oportunidade, precisamos lembrar que ainda são poucos os excelentes. Precisamos lembrar que somos da área de Serviço e isso pressupõe a necessidade de ter recursos humanos altamente capacitados, treinados e reciclados.
Quando falamos de profissional, não posso deixar de fazer um pedido especial aos empresários do nosso setor. Eles precisam ser capazes de reinvestir no seu próprio negócio e isso pressupõe reserva financeira saudável e considerável. Isso ainda é uma conquista de poucos e nos torna frágeis. Não podemos continuar a lutar isoladamente. Para ganharmos espaço e estatura é preciso ser altruísta e acreditar na união dos pares para lutar pelo setor de forma sustentável. O setor deve buscar seus direitos, em vários setores públicos e privados. Devem se especializar e conquistar selos de qualidade como diferencial. Ao mesmo tempo devem ter a coragem de sensibilizar os prospects sobre as melhores práticas entre cliente e agência. Isso tem um valor inestimável. Devem ser firmes e dizer não a concorrências vergonhosas, tratamentos antiéticos e falta de respeito no relacionamento, inclusive com seus fornecedores. Com certeza serão respeitados pelo mercado e colherão resultados positivos.
Ao mesmo tempo, devem ser justos e abrir seus corações para merecer a confiança de bons clientes. Devem ser sempre transparentes na negociação. Fazer de tudo para entregar o melhor de seu conhecimento e performance em cada trabalho e cobrar o justo e merecido valor que dê para reinvestir nos seus negócios de forma contínua. Devem estar prontos para mudança contínua e alvos móveis. A boa vida acabou. Por isso hoje a maior motivação deve ser o respeito mútuo. E, por isso é necessário ter uma relação estável e de longo prazo com seus clientes para que ambos possam subsistir em ambiente mutante. Chegou a Era das parcerias de verdade entre si, fornecedores e clientes. Ser justo e responsável fará parte intrínseca dos negócios.
Se não abrir os olhos terá rapidamente um mercado totalmente inflacionado, sem respeito e deteriorado. Nada valerá ter a maior fatia do orçamento se todos os profissionais são considerados medianos e as agências perdem a rentabilidade. Eis a faca de dois gumes. Temos uma enorme oportunidade e um enorme ponto fraco. É urgente a nossa necessidade de reconquistar o lugar de profissional multidisciplinar reconhecido que tínhamos e que estamos perdendo agora por pura miopia.

Por Elza Tsumori - Desenhista Industrial, sócia diretora da Cia, Ativadora de Negócios, presidente da Executiva Nacional da AMPRO e Conselheira Titular do Conselho Nacional de Turismo.

sábado, 11 de abril de 2009

Divulgação de curso

PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTERNACIONAL em COACHING ONTOLÓGICO TRANSFORMACIONAL
Este programa é dirigido a interessados na aprendizagem do processo de coaching e na atuação como coach, tais como, executivos, gestores, profissionais de alta performance e outros profissionais de nível superior envolvidos no desenvolvimento de pessoas ou grupos que busquem esta especialização.
MODELO INTERDISCIPLINAR:O programa integra e articula marcos conceituais e vivenciais, originados na lingüística, na filosofia, na psicologia, no pensamento sistêmico e nabiologia, com teorias e métodos provenientes do comportamento organizacional e da aprendizagem transformacional. Integra também outros enfoques como, inteligência emocional, técnicas dramáticas e de ação, dinâmicas corporais, etc.A programação e as informações sobre preços e inscrições seguem e podem ser. encontradas no site: www.opussol.com.br
ORGANIZAÇÃO:Leading Group – Argentina; Opus Soluções Empresariais – São Paulo - Brasil; Racional Consultoria e Planejamento de Pessoal – Porto Alegre – Brasil
MAIORES INFORMAÇÕES - São Paulo: Opus Soluções Empresariais coaching@opussol.com.brFone: 11-5565.0685 ou 8588.7194 - Porto Alegre: Racional Consultoria e Planejamento de Pessoal racional@racional.com.br
Fone: 51- 3332.9293 ou 9263.8539

Aleluia, sábado no parque, Aclimação.


Fui me abastecer com um pouco de sol, céu azul, árvores e água do Parque da Aclimação neste sábado que antecede a Páscoa. Andando lentamente ao redor do lago, pude ver os rostos felizes de todos que ali passeiavam. Imediatamente me lembrei do dia que soube do desastre neste parque, a tristeza que me deu nos dias que se sucederam e a raiva que senti ao ver tanto lixo caído no fundo do lago. Total falta de educação e respeito pelo local onde passeamos e nos inspiramos.
Eu acho que todos agradeceram pelo retorno da água no lago, mesmo que sem a devida limpeza. Ao me aproximar da Concha Acústica, deparei com um teatro infantil que reunia um pequeno grupo de familiares ao seu redor, tendo como cenário o lago, ainda sem os peixes e as aves que ali viviam.
Pois é, sinto falta dos cisnes, gansos, patos e algumas outras espécies de aves que ali faziam suas piruetas e saíam em fila indiana passear. O povo ficava no beiral do mirante a descansar e mirar quelas criaturas tão felizes e muitos levavam migalhas de pão para alimentá-los e divertirem-se com as disputas de pedaços. Agora, pássaros, estes sim, continuam a circular nas árvores do bosque: bem-te-vi, joão de barro, pardal. Mas, mesmo assim, eu me senti melhor ouvindo os atores encenando a peça para as crianças que por algum tempo, fixavam os olhos na peça e quietas, mantinham-se sentadas ao lado de adultos. Me senti abastecida também de uma luz mais suave do sol do que a que me acostumei a sentir no verão, das folhas que se mexiam suaves com um vento um pouco mais frio e ao fundo um enorme céu azul, profundo e sem uma nuvem sequer.
Que belo sábado de Aleluia os paulistanos tiveram hoje.
Aleluia.

sábado, 14 de março de 2009

Tie-In nas vitrines da Macy's

A Clorox criou um produto inusitado para a área de limpeza: lenços desinfetantes com aroma Fresh e Limão, em 8 embalagens de cores diferentes. Além disso, a sua embalagem também foi concebido para ser muito charmosa e ficar sobre uma cômoda sem se envergonhar. Tanto é que o seu design foi resultado do trabalho de 8 designers de 3 escritórios diferentes.
Para mostrar não só a beleza como também a sua utilidade em toda a casa, a sua comunicação incluiu um acordo de tie-in nas vitrines de diversas magazines, incluindo a famosa Macy's de Nova Iorque. Ali, está compondo uma vitrine de mobiliário para a cozinha e mostra as lindas embalagens, com o título "Retorno das cores". Além disso, tem uma campanha para nova série de embalagens. Os ganhadores receberão US$ 1000 para gastar na loja e terão as suas propostas expostas e aplicadas nas embalagens.

Beer Wave

sábado, 7 de março de 2009

A balada tecnológica - The Twitter Song


You’re no one if you’re not on Twitter

You’re no one if you’re not on Twitter. And if you aren’t there already you’ve missed itIf you haven’t been bookmarked, retweeted and blogged. You might as well not have existed
In the old days it was all about achievements. Collecting all your trophies in a shrine. Then everybody came across the internet. And suddenly you had to be online.
A home page was all you really needed. To seem like a success but not a geek. As long as you updated semi-annually. And checked your email once or twice a week.
You’re no one if you’re not on Twitter…
Technology was moving rather quickly. And the next thing you needed was a blog. With intimate and detailed press releases. And now and then a photo of your dog.
More recently the students brought us Facebook. And everybody has a hundred friends. The parties in the photos look amazing. They’re not so great but everyone pretends.
You’re no one if you’re not on Twitter…
Now you need to publish every movement. And every single thought to cross your mindI’m told the Twitterverse is full of rubbish. But most of us are actually quite refined.
We validate each other’s insecurities. And brag about the gadgets that we’ve bought. We laugh out loud at every hint of jolliness. And try to self-promote without being caught.

FONTE: http://www.mundotecno.info/category/internet. Esta entrada foi publicada em Outubro 30, 2008 às 1:39 pm e é arquivado em Curiosidades na Web. Tagged: twiter, twitter musica, twitter song, musica web, musica internet.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Mupy um litro - o crescidinho


Na semana que vem uma ação promocional da Cia Ativadora de Negócios vai acontecer em distribuidores e auto serviço de pequeno e médio porte da cidade de São Paulo, implementada pela PP3 Promotion. O que é interessante comentar aqui não é a ação em si, mas o relacionamento entre cliente e agência.
Em 1979, nascia uma bebida à base de extrato de soja que na época se chamava Mamy. E, quem desenvolveu a embalagem no lançamento em saquinho plástico foi a minha agência que nascia naqule ano, a ArtCompany. Desde aquela época eu e meu sócio Ricardo Migliano acompanhamos este produto que tem uma tecnologia japonesa mas, um cuidado muito especial para manter a alta qualidade com que foi introduzida. Mudamos seu nome para Mupy para ser mais juvenil. Recentemente introduziu embalagem longa vida de 200ml e agora o lançamento de embalagem de 1 litro.
No início sem concorrência, hoje com tantas marcas de grandes empresas multinacionais, Mupy continua seguindo seu caminho, sem perder a característica principal que é a concepção de um produto de alta qualidade e sabor. Para isso utiliza a soja de alta qualidade não transgênica e polpa de frutas até hoje.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O Parque da Aclimação

Na tarde de terça-feira de Carnaval eu olhei pela janela do quarto a única fatia do Parque da Aclimação que enxergo de lá. E aí estranhei a cor do lago, mas pensei que era um reflexo diferente da luz da tarde que estava alterando a cor do lago. Mais tarde fui saber pelo noticiário que aconteceu um acidente no lago. Pois é, um estrago estrondoso no vertedouro"engoliu" todo o conteúdo mais bonito do lago e fez surgir a imensa sujeira que estava lá embaixo. Foi como se diz o popular ditado: "por fora bela viola, por dentro pão bolorento".
Quando me mudei para este apartamento, foi pela linda visão que tinha do lago. E, inspirada nele, criei no meu pequeno terraço um jardim japonês, de forma a contribuir com um pouco mais de "verde" o já entupido cenário de concreto plantado na minha frente. Isso criou uma profundidade diferente na paisagem a minha frente e curti alguns anos esta privacidade.
Depois de vinte anos, prédios subiram qual cogumelos após a chuva e lá se foi minha linda visão.
E, hoje para minha maior tristeza só me resta algumas frestas da paisagem do parque e durante alguns dias terei que compartilhar o lago na cor amarronzada de lodo.
Com certeza este é o sentimento de milhares de pessoas que vivem em torno deste parque. Mas, na infinita força que a Natureza tem de se regenerar, coloco aqui uma das fotos que tirei dois anos atrás - en passant - para deixar registrado nesta coluna e na mente de quem não conhece a verdadeira visão do Parque da Aclimação.
Boa noite a todos.