quarta-feira, 15 de abril de 2009

"Everyday Models"


Realmente a Internet mudou a comunicação de "um-para-muitos" para "muitos-para-muitos".
Mas, cada dia mais esta tecnologia está me surpreendendo. Surgiu agora um novo formato de agência de modelos - aquele especializado em depoimentos verdadeiros. O site "Everyday Models" contrata pessoas para "alugar" alguns aspectos da sua vida cotidiana para os anunciantes. Pode ser para usar a sua roupa, carro, casa ou perfil online. Não há nenhuma metodologia para processo de seleção no Everyday Modelos, pois qualquer um pode registrar em trinta segundos o que quiser. No site tem pessoal que só fica classificando os cadastrados por título. Possíveis anunciantes, então, vão usar o sistema de pesquisa do site para escolher aqueles com os atributos desejados para uma campanha específica. Apesar de o serviço se destacar por oferecer publicidade humanos em situações cotidianas, existe a possibilidade de ser contratado para atividades mais tradicionais de modelo e personagem.

E quem é o criador desta coisa ? É o estudante britânico James Brookner que desenvolveu a idéia do fotógrafo Matt Garcia. Não é a primeira vez que a publicidade tornou famosos pessoas comuns. Já teve alguém que transformou a sua testa em espaço publicitário, e chamou atenção recentemente. No entanto, ao tornar-se um corretor de midia de compórtamentos e hábitos humanos para anúncio, Everyday Models está oferecendo algo novo e potencialmente poderoso. Sem dúvida, passou a ser um "sellsumers arena" (*), onde os consumidores comuns estão encontrando formas inovadoras de trazer algum dinheiro extra.

(*) SELLSUMERS: São pessoas que vendem os seus conhecimentos e experiências para serem personagens suporte de anúncios para as empresas que procuram diferentes formas de capturar os shoppers. Esse é mais um resultado da revolução na democratização da oferta e da procura, exacerbado por uma recessão mundial que deixa as pessoas ávidas por dinheiro extra. Extraído de Trendwatching.

Nenhum comentário:

Postar um comentário