quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Como está o termômetro do mercado

Eu li na Internet um artigo sobre uma pesquisa do MarketingSherpa. Esta pesquisa foi feita entre os dias 24 e 28 de setembro de 2008, ou seja, bem no início da notícia sobre a crise americana e revela o que pensam os executivos de marketing das empresas.

Dependendo do tamanho da empresa, mais executivos de marketing veem 2010 como o ano que vai emergir da recessão e começar a ver significante crescimento. Empresas de pequeno porte são mais otimistas: perto de 40% preveem algum crescimento em 2009 e outros 35% veem na 1ª metade de 2010 sinais positivos de mudança. Das grandes empresas 21% sugerem que haverá melhora em 2009 e 60% identificaram 2010 ou até 2011 para uma reversão.

É interessante lembrar que o psique das empresas de consumo é a mudança rápida de opinião sobre tudo, porque elas ficam monitorando o ponto de venda e reação de venda. Outra característica destas empresas em épocas de crise é focar num portfólio de produtos mais baratos e com alta rentabilidade para melhorar o desempenho de comercialização.

3 comentários:

  1. Bem-vinda à blogsfera!
    Espero ler sempre os textos bacanas que você escreve.
    Beigius!

    ResponderExcluir
  2. Arôôôôô, blogosfera - ELZA ESTÁ!!!!
    E a blogosfera está melhor com Elza nela!
    Grande beijo,
    Humberto

    ResponderExcluir
  3. Giulia e Humberto,
    Obrigada pelos comentários !
    Arô - arigatô
    Elza

    ResponderExcluir