domingo, 3 de outubro de 2010

O "Street View" do Google

No dia 1º de outubro foi ao ar a ferramenta Street View que oferece uma visão 360º das ruas brasileiras. São atualmente 51 municípios e 150 mil quilômetros com milhões de fotos processadas para mostrar virtualmente esses municípios. Esta ferramenta é considerada como uma das mais polêmicas por invasão de privacidade. Segundo os jornais, dezenas de pessoas já processaram o Google por diversas razões. Na Inglaterra as autoridades obrigaram a retirar construções militares e o governo grego proibiu a captura de imagens do seu país.

Se de um lado esta ferramenta permite a busca de lojas, restaurantes e empresas, facilitando a localização imediata devemos refletir no uso indevido e malicioso. Como tudo nesta vida existe dois lados: o lado positivo e o lado negativo. E, depende de nós vigiar e desaprovar qualquer abuso ou mau uso.

E para aqueles que constantemente relembra a obra 1984 de George Orwell é fácil ver nesta ferramenta mais uma batuta do "Big Brother". Só que nada se sustenta sozinho. É preciso colocar num contexto onde as peças e os fatos se encaixem perfeitamente para que possamos temer esta ferramenta como tal.

Neste momento, devemos ficar atentos com a possibilidade de perder o acesso às notícias e fatos que verdadeiramente mostrem a face da realidade. Lemos nestes últimos anos constante cobrança da mídia sobre a possibilidade de cesura e controle da informação o que não pode ser permitido. Quem deve tirar as conclusões somos nós cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário