sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Ano do Boi começou ontem, dia 22

Para saudar a entrada do Ano do Boi, atletas de academias de Kung Fu fizeram as danças do leão e do dragão no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP), a partir do meio dia desta quarta-feira (21). A atividade integra a programação da 4ª Festa do Ano Novo Chinês em São Paulo que terá seu ápice no próximo final de semana - 24 e 25, no bairro da Liberdade, reduto da colônia chinesa no Brasil, reunindo cerca de 200 mil pessoas. A apresentação foi organizada pela JCI Brasil-China (Junior Chamber Internacional, em inglês). (Foto: Paulo Liebert/AE).

Uma nota de louvor para o destino que será dado ao óleo utilizado nas tantas barracas de quitutes da Praça da Liberdade: serão entregues a ONG Opech - Instituto e Organização de Preservação Ambiental, Empreendedorismo e Capacitação Humana. O óleo coletado será comercializado com uma empresa que o empregará na fabricação de biodiesel e a renda obtida com esta venda será revertida em ações sociais da Opech. Além da coleta nas barracas, a Opech instalará recipientes coletores de garrafas de óleo nos quais o visitante poderá depositar material trazido de casa.
São atitudes simples e corretas como estas que vão conscientizar o povo e espero que gradativamente entendam que começa pela atitude de cada um a melhoria de qualidade de vida de todos de uma comunidade.

A era do prazer

Nós vivemos numa sociedade onde trabalho e lazer não se misturam. Até hoje o nosso calendário é dividido entre maior parte de dias para trabalho e menor para o lazer. A medida de tempo também. Muitos falam que a nossa existência é muito mais para sofrer do que para o prazer. Porém, no mundo do consumo este conceito está mudando e não de hoje. Já há muito tempo, desde meado dos anos 90 que o Marketing de Experiência e uma série de espaços temáticos buscam levar cada vez mais entretenimento e lazer aos consumidores onde eles estiverem. E nós estamos começando a experimentar no Brasil a plenitude do uso do lazer como fator alavancador de Negócios. Eu digo Negócios porque não é só utilizar a ferramenta do entretenimento para apoiar ou patrocinar, mas criar produtos comerciais para gerar novo nicho de Negócio, principalmente na área de produtos tecnológicos ( vide games ) e fazer disso um ramo de Negócio.
Mas, porque o entretenimento se tornou tão importante no mundo do Negócio? Há muitas razões e entre elas o surgimento de facilidade de reproduzir nosso cotidiano na dimensão virtual e lá corrigir todas as distorções, dificuldades e problemas sofridos no cotidiano da vida real. Em outros momentos, somente a superação das nossas expectativas e a fuga da realidade pode alcançar um êxtase capaz de optar por uma marca ou outra na mente e coração de um consumidor por mais tempo, valer a pena acima do preço e facilidade, porque o mundo real só mostra as mazelas e violências que estão fora do nosso controle. Sonhar se tornou produto de necessidade para uma boa parcela do público que tem também prazer em consumir lazer. E, se formos olhar sob este ângulo, podemos transpor esta fronteira do mundo virtual e podemos buscar na simplicidade de uma festa popular ou na tradição de arte circense revisitada a essência da magia e do sonho que o ser humano precisa para ter um momento de lazer e transformar isso em um produto de alto valor agregado. Ou uma aventura radical de tirar o fôlego torna-se um hobby estimulador para executivos pressionados pela busca de resultado e esquecer um pouco e tratar o seu estresse com outro tipo de estresse!
E se esse lazer vier pelas mãos de alguma marca que quer lhe agradar para dizer que você não é apenas um consumidor ou target, mas sim, um ser humano, amigo, confidente e convidado VIP – nada mais encantador.
Muitos anunciantes buscam criar espetáculos e eventos que utilizam os cinco sentidos para apurar a técnica de comunicação e atingir os pontos mais emocionais e sensibilizar o interlocutor. E, assim tê-lo como aliado ou até como defensor da marca.
Todavia devemos tomar muito cuidado com alguns detalhes:
· Verificar se a marca possui força suficiente para apoiar ou patrocinar produto de entretenimento.
· A pertinência conceitual ou com a cultura empresarial com o tipo de entretenimento para obter sucesso desejado ( diversos tipos de artes, folclore, esportes ou diversão ).
· Tempo de duração, espaço e volume de verba são pontos importantes no planejamento.
· Não exagerar na forma e no conteúdo para que a mensagem comercial seja o mais harmonioso possível e sem agredir ou ser impertinente.
· Pensar sempre de forma integrada na comunicação e não somente concentrada neste meio.
· Inovação deve ser sempre precedida de testes e simulações para prever possíveis desvios e erros de previsão.
· Nem sempre o que deu certo uma vez dará sempre. Como também nem sempre o que foi sucesso por muito tempo poderá continuar vitorioso. Esteja sempre atento e monitorando cenário e tendências.
· Pense também em agregar criatividade na hora de escolher alternativa mais adequada para sua marca, como por exemplo, conjugada de comunicação e entretenimento e que pode ser realizado sob forma de filmes, programas de TV, jogos interativos, música, peças teatrais, livros, etc. Como também, os novos formatos de Advertainment ou Branded Entertainment que surgem como conteúdo de entretenimento. Ex: curtas metragens, advergames e simulações ambientais.
E, para finalizar, devemos sempre lembrar que em qualquer produto de Marketing de Entretenimento o “script” deve contar uma estória que será incompleta sem a participação do convidado que é o público-alvo. Outros ingredientes como alteração do estado de realidade, o encantamento através do uso da audição, olfato, paladar ou tato e o uso de design que estimula o belo, aspiração e provoca o desejo de ter/ estar com esta criação poderão ser essenciais para alcançar o objetivo de fazer negócio sem abrir mão de sentir ou vivenciar momentos de profundo prazer. De qualquer forma, a era do prazer já está presente e é inexorável – então vamos fazer com excelência.

Elza Tsumori
Presidente da Executiva Nacional da AMPRO e sócia diretora da Cia. Ativadora de Negócios

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009




Eu sempre recebo um newsletter chamado LA FORA, sobre midia exterior com ótimas idéias. É uma pesquisa muito boa e enviada pelo Sérgio Viriato. Eu vou copiar para os meus amigos verem, toda vez que tiver alguma ação ou mídia que eu achar interessante.

Hoje eu li uma bem legal, vejam.
O título é: "Sushi para lutadores de sumô ?". O Tsunami Sushi Bar da Alemanha faz um sushi com mais de 10cm de diametro. Veja como a Service Plan usou as estruturas do Aeroporto de Dusseldorf para anunciar o sushi e promover o restaurante.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

YES WE CAN !



Eu achei muito interessante a ação promocional da rede Krispy Kreme da Inglaterra.

Durante esta semana, em comemoração à posse do 44º presidente dos Estados Unidos (dia 20) os consumidores poderão entrar em qualquer uma das lojas da rede e falar "Yes, we can" para o barista e poderá tomar um café decorado com a imagem do Barak Obama. Para tanto, foi produzido um stencil com o rosto do Obama.

Uma campanha de oportunidade deve ser assim, fácil e participativa.





Eu não estava muito "ligada" na área da Moda nestes últimos tempos mas, não dá para ficar sem comentar o comercial internacional do perfume Flowers by Kenzo, pelas imagens, a bela atriz taiwanesa Shu Qi ) e pela música do The Shangai Restoration Project cujo tema se chama Introduction 1936. E ainda mais uma informação sobre trabalho promocional: em dezembro na França, foi implementada uma ação promocional com distribuição de 50.000 flores que foram expostas no outdoor. Bem na linha da campanha.
Fontes: Sergio Viriato - Lá Fora [sviriato@lafora.com.br] e link do comercial na Virb http://www.virb.com/shanghairestorationproject/videos/37450

domingo, 11 de janeiro de 2009

TV de LED e OLED

Na feira Consumer Electronic Show de Las Vegas deste ano que encerra amanhã traz entre tantas novidades a TV digital com tela em tecnologia de LED (light emitting diode). Segundo fontes da Feira, depois virá a TV de OLED o LED orgânico, TV a laser e TV3D. Além de consumir apenas 40% da energia requerida por tecnologia como LCD, as TVs de LED tem imagens que não se comparam com nenhuma tecnologia anterior quanto ao brilho e nitidez.
A estratégia das indústrias é lançar primeiro os produtos mais sofisticados e de maior tamanho. Por exemplo, a Samsung mostrou um televisor de tela plana com apenas 6,5 milímetros de espessura e a Sharp com telas maiores de 50 polegadas e combinadas com toca-discos Bluray, para DVD de alta definição.

Mas, pelo menos por enquanto, os consumidores de classe média, não vão poder usufruir destas melhorias.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Como está o termômetro do mercado

Eu li na Internet um artigo sobre uma pesquisa do MarketingSherpa. Esta pesquisa foi feita entre os dias 24 e 28 de setembro de 2008, ou seja, bem no início da notícia sobre a crise americana e revela o que pensam os executivos de marketing das empresas.

Dependendo do tamanho da empresa, mais executivos de marketing veem 2010 como o ano que vai emergir da recessão e começar a ver significante crescimento. Empresas de pequeno porte são mais otimistas: perto de 40% preveem algum crescimento em 2009 e outros 35% veem na 1ª metade de 2010 sinais positivos de mudança. Das grandes empresas 21% sugerem que haverá melhora em 2009 e 60% identificaram 2010 ou até 2011 para uma reversão.

É interessante lembrar que o psique das empresas de consumo é a mudança rápida de opinião sobre tudo, porque elas ficam monitorando o ponto de venda e reação de venda. Outra característica destas empresas em épocas de crise é focar num portfólio de produtos mais baratos e com alta rentabilidade para melhorar o desempenho de comercialização.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Dia 2 de janeiro de 2009
Eu vi hoje na TV um documentário japonês sobre uma pessoa chamada Beth Chatto, que cuida de um jardim natural, ou seja, sem irrigação artificial na Inglaterra. Ela tem 85 anos mas tem um vigor característico de gente que faz o que gosta e acredita. O seu trabalho de jardinagem neste local começou no início dos anos 90 numa propriedade de terra seca e bastante destruída e hoje possui um jardim/floresta natural belíssimo e está aberto para visitação.